Agora que finalizamos a leitura
do livro A hora da estrela, é necessário fazermos uma contextualização temática
e histórica. Para isso, é preciso rememorar os textos lidos na motivação e nos
intervalos de leitura, que são intertextos deste romance de Clarice Lispector,
como também, textos que tenham lido em outras aulas ou em outras situações do
cotidiano. Sem perder de vista a sua opinião sobre o enredo.
A hora da Estrela
ResponderExcluirO livro A hora da Estrela, de Clarice Lispector, retrata a história de uma nordestina, chamada Macabéa, que saiu do interior, para a capital, sendo uma moça humilde e pobre. Se assemelhando com o Poema tirado de uma notícia de jornal, de Manoel Bandeira, que conta a vida de João Gostoso, um homem humilde e pobre que morava no morro da Babilônia.
Macabéa chegando na capital, conhece Olímpico, por quem se apaixona e começa um "relacionamento", o que a deixava muito feliz, porém essa alegria acaba quando Olímpico se interessa por Glória, amiga de Macabéa. Glória para abafar a situação, diz que que havia consultado uma cartomante, lhe dizendo que Olímpico estava no seu destino e aconselhando Macabéa a fazer o mesmo, para saber sobre seu futuro, ela segue o conselho e vai até a cartomante, que mente sobre seu destino, assegurando-lhe muitas alegrias e que sua vida iria mudar completamente, mas o que acontece é que Macabéa acaba sendo atropelada e morre ali mesmo no chão.
Essa situação se assemelha com o texto A cartomante, que retrata basicamente o mesmo caso de uma pessoa parecer ser o que não é, prevendo futuros ilusórios , e usando a prática de uma comunicação persuasiva, convencendo a pessoa de que seu futuro realmente é aquele previsto por uma cartomante.
Gostamos da História pois é bem escrita e interessante. Mas não gostamos muito do final, achamos que Macabéa merecia viver e ter um final feliz, que no entanto foi muito trágico.
Alunas: Geovanna, Laise Turma: 33.01
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA escritora Clarice Lispector cria no início do livro: A hora da estrela um narrador fictício que ao longo da história narra a sofrida vida da protagonista principal: Macabéa.
ResponderExcluirNo início da história a personagem é bastante criticada pelo narrador por ser uma nordestina pobre, simples e humilde. Que migrou da sua região, em busca de uma vida melhor, coincidentemente a história da jovem se assemelha a situação retratada na música de Caetano Veloso: Sampa, que relata o mesmo problema.
Macabéa dividia o quarto com quarto mulheres, trabalhava no subúrbio como datilografa e tinha Glória como amiga de trabalho. Logo depois conheceu Olímpico que por certo tempo foi seu namorado, até que ele por um jogo de interesse, a trocou por Glória. Situação parecida com a do conto A Cartomante, de Machado de Assis, em que também ocorre uma traição, não só de amizade, entre Camilo, Vilela e Rita, no qual ambos amam a mesma mulher.
Indicada por Glória, Macabéa consulta a cartomante que a engana com um futuro glórioso, após o término da consulta a jovem é atropelada e vai a óbito, tem um final trágico, semelhante ao de João Gostoso do Poema tirado de uma notícia de jornal de Manuel Bandeira.
O desfecho da história é inesperado , pois já esperamos um final feliz é brilhante, no qual daria ênfase ao título do texto. Contraditoriamente, a hora da estrela personagem foi sua morte, que nós leitores não esperávamos, por seu triste fim.
Alunas:Larissa Cristina e Bianca Maia
Turma: 33.03
O livro A hora da estrela, de Clarice Lispector, relata a tragetória da vida sofrida de uma personagem chamada Macabéa, onde até o narrador desdenha da tal.
ResponderExcluirPor ser imigrante sofre preconceitos, pelo fato de sair do nordeste e mudar-se para o sudeste em busca de melhor qualidade de vida, assim também, relata a música Sampa de Caetano Veloso, mostrando dificuldades semelhantes às da personagem. No decorrer da história nota-se um descaso com a sociedade carente que mora na favela, onde o próprio médico da região não se importa com os pacientes por serem pobres.
A ingenuidade de Macabéa fazia com que as pessoas se aproveitassem dela sem a mesma perceber. Assim como na história de A Cartomante de Machado de Assis, houve a traição de Rita que era esposa de Vilela e que o traiu seu melhor amigo Camilo, Clarice usou características parecidas na história em relação ao caso de sua amiga Gloria e seu namorado Olímpico.
O desfecho do liro A hora da estrela foi surpreendente, pois estava distante do que imaginavamos que seria. Durante a narrativa o narraodr Rodrigo S.M. nos dava esperança de que ela iria viver. Entretanto, por fugir da normalidade nos sentimos desapontados, talvez porque finais tristes não são muito aceitáveis por está acomodados na mesmice, Clarice nos mostra a mesma sensação que a plateia sentiu com o lançamentodo modernismo no Brasil.
Alunas- Ana Cristina Manoel De Moura
Paula Beatriz Rosa Feitosa
Série- 33.03
No livro A hora da estrela, Clarice Lispector cria um narrador para contar essa história ao qual ela dar o nome de Rodrigo S.M.
ResponderExcluirRodrigo conta a história de uma nordestina que se chama Macabéa, que imigra para o Rio de Janeiro, o que nos lembra a música Sampa de Caetano Veloso, que também fala de imigração e das dificuldades que os imigrantes têm para se acostumar e entender novas culturas.
Macabéa levava uma vida muito simples e humilde, mas apesar de tudo se dizia feliz, ela não tinha nenhuma perspectiva de vencer na vida, como o Poema tirado de uma notícia jornal, de Manoel bandeira. Que relata a vida de um homem simples e humilde que morava em um morro e também não tinha nenhuma perspectiva de melhorar de vida.
Certo dia, Macabéa conheceu Olímpico e eles começaram a namorar, era um namoro sem jeito porque eles não conversavam muito, embora tivessem muitas coisas em comum.
Olímpico conheceu Glória que era amiga de trabalho de Macabéa, Olímpico se interessou por ela porque o pai dela tinha um açougue e o sonho de Olímpico era ser açougueiro. Por isso Olímpico terminou com Macabéa e ainda o desprezou. E acabou namorando com Glória.
De certa forma, Glória traiu sua amiga. O que nos faz lembrar do conto, A cartomante de Machado de Assis na qual Rita trai o seu marido Vilela com o melhor amigo dele.
Glória ficou meio sentida por está namorando o ex da sua amiga, então a convidou para lanchar em sua casa como forma de se desculpar.
Macabéa ficou impressionada com a casa da Glória pois era bem diferente do quartinho que ela morava e ficou ainda mais impressionada com a quantidade e variedade de comidas, então aproveitou para comer tudo que ela podia.
No dia seguinte a datilógrafa passou mal por ter tomado muito chocolate quente, mas de teimosa não vomitou. pela primeira vez na vida procurou o médico barato indicado por Glória.
Glória indicou a Macabéa ir a uma cartomante que ela ia mudar de vida, em seguida quando ela saiu da casa da cartomante foi atropelada e acabou morrendo.
Nós achamos o liro muito interessante porque Clarice cria um autor, Rodrigo S.M que conta a história de Macabéa. Não gostamos do final porque ela acabou morrendo, pois achamos que após ela sair da casa da cartomante a vida dela iria mudar.
Alunos: Aline Borges e Willian Queiroz
Turma: 33.01
A hora da estrela
ResponderExcluirConta a história de uma imigrante que veio do sertão de Alagoas para a cidade do Rio de Janeiro,que como vários outros imigrantes se deparam com situações constrangedoras,como podemos relacionar com a música Sampa de Caetano Veloso, que mostra a realidade dos imigrantes nas grandes cidades.
A Macabéa é uma jovem que viveu ao lado da tia, após ficar órfã,depois da morte da sua tia passou a dividir um cômodo com quatro mulheres. É uma pessoa humilde, que não terminou os estudos e mal sabia ler e escrever, trabalha como datilogra e sempre é intimidada pelo chefe. A personagem é retratada como uma mulher feia, a quem qualquer um desprezaria, e por ter poucas condições financeiras e não ser muito notada na sociedade, essa situação pode ser comparado com o Poema tirado de uma notícia de Jornal de Manuel Bandeira, pois trata da pobreza e de Subemprego a que muitos são destinados.
Macabéa também é estimulada por sua amiga Glória acreditar em previsões do futuro por meio de pessoas charlatas, situação semelhante a de Rita e Camilo no conto A cartomante de Machado de Assis.
Macabéa sendo uma pessoa ingênua acreditou nas palavras da cartomante que lhes previu um futuro brilhante no qual ela seria feliz, mas após atravessar a rua foi atropelada e acabou morrendo.
Pela leitura do livro A hora da estrela, podemos perceber por que foi escolhido esse final trágico para a protagonista, pois o autor Rodrigo S.M acha que viver é pior do que morrer.
Alunas:Hérica Caroline e Raiane
Turma:33.01
O livro A hora da estrela conta a história de Macabéa, uma imigrante nordestina que foi para um grande centro em busca de melhoria de vida essa temática também é apresentada na música Sampa de Caetano Veloso, onde as pessoas saem de sua origem em busca de melhorias, mas sobrevivem em mazelas em condições de miséria.
ResponderExcluirMacabéa trabalha como datilografa mora no subúrbio do Rio de Janeiro e divide um quartinho com mais quatro mulheres, uma vez fora convidada para ir à casa de Glória, (colega de trabalho de Macabéa que a traiu ao ficar com seu namorado, Olimpico) onde tinha fartura e ela comeu tanto que deu ânsia de vômito. No fim da história tem uma morte trágica num acidente onde Macabéa foi atropelada, assim como no poema de Manuel bandeira, o personagem João gostoso era carregador de feira, morava na favela tinha uma vida miserável e teve uma morte trágica. As duas histórias apresentam a insignificância de algumas pessoas na sociedade, a miséria em que vivem e o trágico fim.
Glória, ao tentar se desculpar com Macabéa, sugeriu a ela que fosse em madame Carlota, a cartomante. Na consulta a madame fala a Macabéa que ela teria um futuro esplêndido, se casaria com um homem rico e seria feliz, mas quando saiu, foi atropelada e morreu. Percebemos assim que na história de Macabéa a cartomante a enganou, situação semelhante se passa no conto de Machado de Assis, A Cartomante, em que os personagens também foram enganados por uma cartomante, pois a história não tem o final previsto. Percebe-se assim que o enredo das histórias tratam de assuntos como traição e charlatanismo, temas bastante vividos na sociedade capitalista do século XXI.
Anna Vitoria e Juliany (3301)
Em geral achamos interessante a obra, pois não estamos acostumados com esse tipo de literatura, em que ao mesmo tempo achamos agoniante o fato do narrador personagem se perder em meio a outros acontecimentos perdendo o foco principal.
ResponderExcluirA imigração é um dos temas abordados na história, o qual podemos comparar com a música sampa do compositor Caetano Veloso, em que relata a vinda do interior para os grandes centros urbanos.
O clímax da obra ocorre quando a personagem principal consulta uma cartomante que erra toda a previsão dando esperança a Macabéa de melhorias em sua vida, curiosamente isso também acontece no conto A cartomante de Machado de Assis quando uma cartomante também erra as previsões do personagem chamado Camilo.
Portanto, o final escolhido por Rodrigo S.M tinha a função de impactar e surpreender o leitor tornando a personagem principal famosa através da morte, assim como acontece no poema chamado Poema tirado de uma notícia de jornal de Manuel Bandeira.
Alunos: Ana Sherly e Lucas Gabriel (33.02)
A Hora da estrela
ResponderExcluirA Hora da Estrela no começo é meio confusa, pois ela aparenta não ser tão interessante. Logo no início nada acontece a gente só percebe a presença do autor Rodrigo S M.
A personagem principal Macabéa é uma mulher comum, para quem ninguém olharia pelo fato dela ser muito magra, feia e de pouco higiene, que se muda para Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, acompanhada de sua tia que sempre cuidou dela, mas logo faleceu.
Macabéa vai viver com quatro moças todas chamadas Maria, logo em seguida arruma um emprego, mas como ela não tinha muita habilidade seu patrão ameaça mandá-la embora do emprego, dizendo que ficaria apenas com sua colega Glória uma moça bonita e sensual.
Ela começa a namorar com Olímpico de Jesus um ambicioso nordestino que logo a trocou por Glória , Macabéa fica muito abalada , mas tem dificuldade em expressar sua dor. Com constantes dores, ela busca ajuda médica. No consultório é muito mal tratada, pois o médico odeia gente pobre.
Muito triste ela volta a falar com a Glória que a aconselha a buscar uma cartomante que mente para Macabéa dizendo que ela teria um futuro muito feliz, que um grande amor estrangeiro iria aparecer em sua vida.
Então ao sair da casa da cartomante Macabéa distraída é atropelada por um luxuoso carro e por uma belo rapaz, e morre vomitando sangue na calçada na calçada sendo o momento de sua morte sua “ Hora da Estrela.”
Alunas:Lorena Santos,Ana Beatriz
33.03
Spoiler
ResponderExcluirA história de A hora da estrela de Clarisse Lispector é muito semelhante com a realidade de vários brasileiros, uma vida muito sofrida, muitas humilhações, má alimentação e por ventura era bastante monótona. No decorrer da história Macabéa encontra Olímpico na chuva e daí por diante começa um romance, acontecem vários encontros e a cada dia surgem conversas confusas, porém Macabéa gostava de conversar com ele.
Depois de algum tempo Macabéa apresenta Glória para Olímpico e logo após ocorre a traição, e isso coincide com o conto A Cartomante de Machado de Assis, onde Rita e Camilo traem o Vilela marido e amigo de ambos. Após o término com o Olímpico, Macabéa vai a cartomante para saber o que o futuro lhe reserva.
Ao sair de lá estava muito feliz, pois a cartomante se lhe disse o que queria ouvir, dizendo que ela se casaria com um estrangeiro rico, mas quando ia atravessar a rua foi atropelada por um carro e morreu. O que assemelha-se a morte de João Gostoso, personagem do Poema Tirado de Uma Noite de Jornal de Manuel Bandeira, pois ele estava feliz quando morreu afogado.
O final do livro deixou a desejar, a morte a Macabéa foi simples e não nos empactou, esperávamos um final baseado em contos de fadas, onde ela se casa ou pelo menos deixa de sofrer por não ser igual às demais pessoas. Mesmo não satisfazendo ela teve a hora da estrela assim que morreu, do mesmo modo que João Gostoso teve.
Alunos: Beatriz Cirqueira, Mauro Araújo.
Turma: 04
Hora do aluno
ResponderExcluirO livro a hora da estrela de Clarice Lispector, tem como tema principal a vida de uma nordestina chamada Macabéa, história contada por Rodrigo S.M, autor fictício do livro. Que saiu de Alagoas rumo ao Rio de Janeiro, em busca de uma vida melhor que nos faz lembrar a musica Sampa, que também conta a historia de imigração de Caetano Veloso que foi para São Paulo.
Macabéa morava em condições precárias em uma vaga de quarto, compartilhada com mais quatro moças balconistas das Lojas Americanas, ela também tinha um subemprego de datilógrafa em uma empresa do subúrbio do Rio de Janeiro, historia semelhante que foi retratada no poema retirado de uma noticia de jornal, no qual o personagem principal João Gostoso trabalhava e morava em condições precárias, como a protagonista do livro.
No decorrer do livro Macabéa conhece um rapaz chamado Olímpico de Jesus e que depois de algum tempo se tornaram namorados. Logo em seguida, Olímpico conhece uma amiga da personagem principal, que tinha por nome Gloria, com isso o rapaz acabou se apaixonando pela amiga, e o mesmo termina o namoro com Macabéa, e começa a se relacionar com Gloria, acabam traindo a protagonista. Fato que também ocorre no conto A Cartomante, onde Rita trai Vilela, seu marido, com Camilo um amigo do casal. Outra semelhança entre o conto e o livro é a visita das personagens principais a uma cartomante para tentar prever o futuro.
Depois de saber da previsão de um futuro glorioso, Macabéa acaba sendo atropelada e tem a sua hora da estrela, pois somente depois de sua morte trágica, por um breve momento ela foi notada pelas pessoas que a arrodeavam, o que também acontece no poema retirado de uma noticia de jornal, onde o personagem João Gostoso teve sua hora da estrela somente depois da morte.
Alunos: Mateus Vileda e Daniela Alves 33.04
A Hora da Estrela
ResponderExcluirO livro a Hora da Estrela fala de uma nordestina que imigrou para o Rio de Janeiro, que se chamava Macabéa, assim como Caetano Veloso, na música Sampa, que saiu do interior e foi para São Paulo, ambos imigraram em busca de oportunidades.
Macabéa era uma moça que vivia numa extrema pobreza fato que podemos comparar ao poema tirado de uma noticia de jornal, o personagem de João Gostoso vivia em condições semelhantes.
Na obra é apresentado os personagens, Gloria, que é sua amiga de trabalho e Olímpico de Jesus que é seu namorado. A relação de Olímpico com Macabéa é muito engraçada pois ambos faziam perguntas sem sentido que acaba tornando o dialogo sem sentido, mas ao mesmo tempo divertido.
O relacionamento é frio, Olímpico cansado de Macabéa acabou trocando-a por Gloria, o que percebemos ter acontecido situação semelhante em A Cartomante de Machado de Assis, onde Rita trai Vilela com seu amigo Camilo. Outra semelhança entre os dois textos é o fato de que as duas personagens procuram uma cartomante e ambas foram enganadas com um futuro falso.
O desfecho da história quebrou todas as nossas esperanças de um futuro brilhante para a personagem, pois a mesma assim como João Gostoso, acaba tendo a sua hora da estrela em final trágico.
Aluna: Nayanne e Talyta 33.04
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Hora da Estrela
ResponderExcluirNo livro de Clarice Lispector, A Hora da Estrela, é retratada a história de Macabéa, uma nordestina que foi morar com a tia após a morte dos pais e depois de um tempo foram para o Rio de Janeiro em busca de algo melhor.
Porém, a vida na cidade grande não era fácil. O que também é retratado na música Sampa de Caetano Veloso.
Ao decorrer do livro, Macabéa passa por diversas situações e humilhações, tanto do namorado (Olímpico), quanto da sua melhor amiga (Glória). Uma dessas humilhações foi quando Olímpico traiu Macabéa com sua melhor amiga, a Glória.
Apesar da traição de ambos, Macabéa ainda mantém amizade com Glória. A falsa amiga alega que a traiu por indicação da Cartomante que afirmou que era o certo. Glória aconselha Macabéa a pegar seu exemplo e ir a Cartomante, para ver se ainda tem algo de bom em seu futuro.
Ao chegar à Cartomante, é iludida por ela ao dizer que seu futuro seria maravilhoso, com direito a um homem estrangeiro e uma vida próspera. O que não aconteceu, pois ao sair da Cartomante, Macabéa foi atropelada e morta.
O que se assemelha ao conto, A Cartomante, de Machado de Assis, que também acaba em morte, após Camilo consultar a cartomante.
A história nos faz refletir sobre algumas vidas solitárias das pessoas que vivem em cidades grandes. Principalmente, dos mais pobres. O que nos faz lembrar do O Poema Tirado de Uma Noticia de Jornal, de Manuel Bandeira, que conta a história de João Gostoso que era um homem solitário e trabalhador, que após se embebedar acaba morto dentro de um lago, do mesmo modo que Macabéa acabou morta no meio da rua e ambos não fizeram falta para ninguém.
Não gostamos do final, pois Macabéa teve um final muito triste. Optaríamos por um final mais feliz, pois a vida real por si só já é bastante triste. E os livros são uma boa forma de fugir da realidade.
Alunos: Neide Lorrayne e Geovane Tavares
As primeiras páginas, foi algo incomum, era diferente de tudo que já tínhamos lido, houve momentos em que não sabíamos se a história já tinha começado ou não, teve trechos que não sabíamos de que personagem era a fala. Teve um início chato e confuso. Porém a decorrer das páginas houve uma melhora, tendo diálogos interessantes, ate mesmo traição. O livro aguçava nossa curiosidade em saber o que iria acontecer em seguida.
ResponderExcluirA personagem principal era maltratada, discriminada, usada e desprezada pelos demais personagens, pelo fato de se encontrar em péssimo estado físico e psicológico, e por ser ignorante. No livro há a presença de várias intertextualidades. Fazendo referência com a canção Sampa, por eles abordarem o tema de migração. Faz referência também com o conto A Cartomante de Machado de Assis, pois há uma cartomante em cada uma das histórias, e ambas erram na previsão. E por último a relação com o poema tirado de uma notícia de jornal, onde nas duas histórias, a hora da estrela aconteceu no momento da morte.
Tínhamos grandes expectativas quanto ao final, mas nos deparamos com algo totalmente diferente do que queríamos. Nossa previsão era que Macabéa se tornaria rica e linda, e esfregaria isso na cara dos que um dia usaram e maltrataram dela #decepção.
Alunos: Guilherme Rodrigues e Paulo Henrique
Turma: 33.02
A Escolha Errada
ResponderExcluirA Hora da Estrela um tema contraditório escrito por Clarice Lispector que cria um narrador fictício Rodrigo S.M, um autor que conta a história de uma nordestina pobre que sofria preconceito no Rio de Janeiro, pela sua forma humilde de ser e falar.
Essa moça chamada Macabéa que tinha uma relação contoversa com Rodrigo S.M, pois ele ao mesmo tempo que demonstra características muito negativas, nos apresenta um certo sentimento que nutre em relação a ela.
Ela sofria preconceito por ser apenas uma nordestina, assim como é abordado na música Sampa de Caetano Veloso, que conta a história de um moço do interior que buscava apesar de tudo uma melhoria de vida na cidade.
Macabéa morava em um quarto compartilhado com quatro mulheres, que são ditas na história como as quatro Marias, trabalhando como datilógrafa em uma empresa de subúrbio ajudava suas companheiras de quarto, situação semelhante ao Poema Tirado de Notícia de Jornal, em que os dois personagens são pessoas simples do povo e tem final trágico.
O fim da história de Macabéa assemelha-se ao conto A Cartomante de Machado de Assis, pois fala da traição e de um triângulo amoroso que teve por fim a triste morte da personagem principal. Onde a cartomante indica um final glorioso, isso não se caracteriza nas duas histórias.
Aluno:Welinton kaike
Turma:33.04
A Hora da Estrela de Clarice Lispector em nossa opinião deixou a desejar, primeiramente pelo tratamento que o narrador tem com a personagem Macabéa, pois ao mesmo tempo que ele diz que a ama, ele a humilha pela aparência, personalidade e pela pobreza.
ResponderExcluirA relação da personagem principal com os outros personagens também não é boa, começando por Olímpico que foi seu namorado, mas era muito rude com ela. Os dois tinham uma semelhança, eram migrantes que vieram do nordeste, o que nos faz lembrar a música Sampa de Caetano Veloso, que é uma narrativa da experiência da vinda do cantor para São Paulo.
Glória que trabalhava com Macabéa também a tratava mal e acabou roubando o namorado da nordestina. O chefe tinha pena dela, mas também a tratava com desprezo. Quando ela foi ao medico, ele achou mais cômodo falar que ela estava fazendo dieta do que doente, mesmo ela tendo uma aparência extremamente magra por realmente não ter muito para comer.
No final da história Macabéa resolveu procurar uma cartomante e ela diz apenas o que a nordestina gostaria de ouvir, assim como no conto A Cartomante de Machado de Assis. Mas o que as cartomantes dizem não acaba acontecendo.
Logo após a personagem principal sair da casa da cartomante acaba sendo atropelada e morre tendo a sua hora da estrela que nos faz comparar com O Poema Tirado De Uma Notícia De Jornal de Manuel Bandeira, em que o personagem João Gostoso tem seu único momento de estrela somente pelo fato de sua morte ter sido trágica, assim como a de Macabéa. O livro nos decepcionou pela forma em que os acontecimentos se desenrolaram na história e pelo final inesperado.
Ana Maria e Joice Martins
33.02
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA hora da Estrela
ResponderExcluirA hora da estrela é um livro contado por Clarice Lispecto, em que ela coloca Rodrigo S.M como narrador da história. Apresenta-nos o relato da vida de uma nordestina chamada Macabéa. A personagem passou por vários sofrimentos desde criança, pela perda de seus pais e pelos maltrato de sua tia, morou com sua tia após a morte dos pais. Logo após, elas imigraram para cidade de Rio de Janeiro.
Fato esse que podemos comparar do relatado pela música Sampa de Caetano Veloso, em que a personagem da música tem uma historia semelhante a da Macabéa, porque as duas imigraram, foram para um lugar desconhecido, sentiram um pouco de medo da mudança pelo o fato de não conhecerem ninguém e de se sentirem sozinhas. Era como se elas não estivessem em seu próprio mundo.
Quando Macabéa imigrou para o Rio de Janeiro, perdeu sua tia, e mais uma vez ficou sozinha no mundo. A vida dela pode ser comparada com a de João Gostoso, uma história de um homem que foi tirado de uma noticia de jornal, que morava na Babilônia, um homem podre e sozinho.
Macabéa começou a trabalhar em uma loja, e alugou um quarto da qual dividia com quatro mulheres. A convivência delas não era muito boa, apesar delas quase não se falarem. E mesmo com essas quatro colegas de quarto ela ainda se sentia sozinha.
Em certo dia, quando já não tinha mais esperanças, encontrou um homem chamado Olímpico. Eles começaram a namorar, ela se sentia protegida depois de ter vivido quase a vida toda sozinha. Mas, não durou muito tempo ele se envolveu com a colega de trabalho dela.
São fatos semelhante com a história da Cartomante, escrita por Machado de Assis. Essa semelhança foi porque houve uma traição nas duas histórias. Uma foi com a amiga que ficou com o namorado da outra, a outra foi a traição da esposa. Macabéa se sentiu sozinha e traída duas vezes, com a traição da amiga e do namorado. Apesar dela não ter se importado muito.
A hora da estrela é um livro muito bom, pois retrata uma história que pode acontecer na vida real. Ela perdeu seus pais, teve que se educar praticamente sozinha. Só o final da história que não é bom, porque a personagem principal morre. Ela sofreu tanto para no final acabar morta.
Bruna da Silva, Letícia Alves 33.01
Aluna: Maslla Cruz Rodrigues Costa. 33.01
ResponderExcluirA Hora da Estrela é uma longa história que retrata a vida de Macabéa, uma jovem que assim como João Gostoso,um trabalhador que teve a vida interrompida, passou por necessidades na vida, ambos tinham hábitos e vidas parecidas, e os dois tiveram um triste fim.
Macabéa era magra e, se alimentava mal e não cheirava bem. Ao chegar no Rio de Janeiro, conseguiu um emprego de datilógrafa, graças à um curso que havia feito. Certo dia chuvoso Macabéa conheceu Olímpico, que por sua vez decide conhecê-la melhor.
Olímpico era ambicioso e logo ficou interessado em Glória, pois seu pai era açougueiro, profissão cujo ele cobiçava, então ele troca Macabéa por Glória.
Aconselhada por Glória, Macabéa vai até uma cartomante, que por sua vez lê um futuro extraordinário à ela, o que de fato era inverídico, após sair da cartomante Macabéa é atropelada e morre.
O triste fim de Macabéa lembra a história da A cartomante de Machado de Assis que também envolve uma falsa cartomante que mente para os personagens e também acaba com morte.
O livro é interessante pois é uma história realista, que nos prende nos acontecimentos, querendo usufruir cada vez mais o livro.
Gostei do livro pela sua forma incomum de contar a história de Macabéa. Rodrigo S. M não tem piedade quando descreve a nordestina e isso me chamou atenção, gerando cada vez mais curiosidade no livro.
ResponderExcluirO livro A Hora da Estrela trata de um grande problema social enfrentado na vida real que é a migração, onde Macabéa e Olímpico são nornordestinos que migram em busca de uma melhor qualidade de vida fato que também é contado na música Sampa de Caetano Veloso, gerando uma intertextualidade entre a canção e a narrativa.
Macabéa é geralmente menosprezado por Glória e pelo médico, usada por Olímpico e enganada pela Cartomante. Macabéa, assim como Rita (personagem do conto A Cartomante) foram enganadas por,como diziam os gregos à mulheres adivinhas, pitonisas.
A pobre nordestina nunca fora notada, só é enxergada, de fato, no momento de sua morte que é o significado do título A Hora da Estrela. João Gostoso (do Poema tirado de uma notícia de jornal) é pobre como Macabéa e também tem sua "hora da estrela" no momento de sua morte onde vira notícia de jornal. Por ser uma pessoa comum e desfavorecida financeiramente a única forma de vir aparecer no jornal seria assim ou se ganhasse na loteria (risos).
Aluna: Nayla Alves
Turma:33.02
No livro A Hora da Estrela de Clarice Lispector o narrador personagem Rodrigo S.M. tece comentários maldosos e preconceituosos sobre a protagonista logo no começo da trama, numa relação de morde e assopra sem fim.
ResponderExcluirMacabéa uma nordestina, mudando-se para o Rio de Janeiro como na música Sampa de Caetano Veloso, sofre preconceito e é humilhada por todos da trama.
Dividia um quarto com as 4 Marias que a ignoravam por completo, trabalhava como datilógrafa no subúrbio para o senhor Raimundo que não a remunerava bem, lá faz amizade com Glória.
No mês de maio Macabéa conhece Olímpico um paraibano assassino e ladrão que se torna seu namorado. Como no conto A Cartomante, Macabéa foi traída pela sua amiga e namorado.
Quando adoece, Macabéa vai ao médico indicado por Glória e mais uma vez foi enganada e humilhada. Novamente, por indicação de Glória, Macabéa visita uma cartomante, que a ilude dizendo o que a nordestina mais queria ouvir.
Durante o enredo, o narrador nos faz acreditar que Macabéa não teria esse fim, porém Rodrigo S.M. nos surpreende com a morte da protagonista acabando com todo seu sofrimento, que se assemelha ao de João Gostoso de Poema tirado de uma Notícia de Jornal de Manoel Bandeira.
A história nos conquista por motivos distintos, assim nos fazendo gostar dela.
Alunas: Maria Eduarda e Gabryela
Turma: 33.03
No livro A hora da estrela logo nas primeiras páginas podemos ver que não é um tipo de livro que estamos acostumadas a ler porque ele trata de problemas ligados ao mundo real. Fala sobre migração, pobreza, falta de perspectiva de vida, traição e crenças.
ResponderExcluirNa migração assim como fala na música Sampa, mostra pessoas como Macabéa e Olímpico saindo do interior para cidade grande. Retratando a dificuldade que os migrantes passam na cidade grande por ser diferente da realidade que viviam.
Macabéa era pobre não tinha nenhuma vontade de melhora de vida, já Olímpico tinha sede de melhorias, um romance difícil pois Macabéa sempre estava mal e era tratada mal por Olímpico e por Rodrigo SM que às vezes a tratava de modo carinhoso, mas egoísta.
Também é relatado no livro A Hora da estrela sobre crendices e traições, a personagem Macabéa é traída pela amiga Glória que se envolve com Olímpico por ter ido a uma cartomante que lhe prever que na verdade o personagem deveria ser namorado dela. Assim como no conto a cartomante de Machado de Assis que também há uma traição entre os personagens e ida a uma cartomante . Mostrando em ambas as histórias o charlatanismo, pois as duas cartomantes erraram o futuro no futuro dos personagens.
A cartomante prevê que Macabéa vai ter um ótimo futuro e na saída ocorre o acidente que ocasiona sua morte. Dando assim sua Hora da estrela como no Poema tirado de uma noticia jornal de Manuel Bandeira em que João Gostoso, também tem sua Hora da estrela, após sua morte virar noticia de jornal. Assim um desfecho para os personagens não satisfazendo muito dos leitores como nós pois esperávamos um final feliz para Macabéa que sofreu tanto em toda a historia.
Alunas: Ana Caroline e Anna Luiza 33.02
A HORA DA ESTRELA
ResponderExcluirO livro A Hora da Estrela em que se tarta da história de Macabéa que veio do interior do Nordeste para a cidade do Rio de Janeiro, após a morte de sua tia, vai morar em um quarto de aluguel com algumas meninas e trabalha como ditalógrafa para sustentar-se.
Sua vida de imigrante não é nada fácil na cidade grande, passa por dificuldades por ser pobre, magra e nordestina o que podemos perceber que também é mencionado na música Sampa de Caetano Veloso e a situação precária em que vive assemelha-se a história de João Gostoso do Poema Tirado de uma Notícia de Jornal.
O desfecho da história de Macabéa é parecida com a história da Rita personagem do texto A cartomante pois as duas personagens são enganadas pela cartomante e acabam morrendo.
Eu gostei da história da Macabéa apesar do começo difícil de entender, mais quando a história deslancha é fácil de entender e muito boa, com um final inesperado por causa da morte da protagonista a história acaba, deixando o leitor com um gostinho de quero mais.
Aluna: Maria Eduarda Alves de Alencar
Turma: 33.01
A hora da estrela
ResponderExcluirO livro A hora da estrela tem como protagonista uma nordestina chama Macabéia que imigrou para o Rio de Janeiro. A historia é contada por um narrador fictício chamado Rodrigo S.M, o mesmo conta a difícil adaptação de Macabéia na cidade grande, na qual vem de diferentes costumes e tradições, essa parte da historia tem relação com a música Sampa – De Caetano Veloso que relata os problemas enfrentados por diversos imigrantes nas grandes cidades.
Alguns dos temas abordados no texto são: traição, pobreza, discriminação e crendices. Macabéia era muito discriminada e mal tratada por Rodrigo S.M, pelo fato de ser ingênua com as coisas, não tinha postura ao falar e nunca sabia de nada. Podemos encontrar uma semelhança no poema tirado de uma noticia de jornal que fala de João Gostoso que relata a vida pobre e sofrida do mesmo.
A vida de Macabéia é cercada por traição, a mesma se apaixona por Olímpico de Jesus, cujo a primeira vez que se viram foi na rua no meio de uma chuva. Macabéia trabalhava em um escritório, e sua companheira de trabalho se chamava Glória, cuja a mesma conheceu Olímpico e teve um relacionamento, traindo assim Macabéia.
Em uma visita a casa de Glória, Macabéia passou mal por comer de mais e Glória lhe sugeriu ir ao médico. O seu problema era tão grave que nem o médico soube resolver. Então, Glória indicou uma cartomante a Macabéia para ver o que o futuro reservava pra ela. Essa parte da historia podemos relacionar com o conto A Cartomante de Machado de Assis, no qual o fim trágico resultou em uma morte.
E o final de Macabéia não foi diferente, a cartomante disse que ele acharia o amor de sua vida e seria feliz, mas não foi bem isso que aconteceu, pois Macabéia ao sair da casa da cartomante foi atropelada e morreu.
Na nossa opnião, o começo dos diálogos entre Macabéia e Olimpico foram divertidos, porém não gostamos do final, pois ela passou o livro todo sofrendo e no final ainda morre.
Amanda Torres e Marcos França
33.01
O livro a hora da estrela retrata como personagem principal macabéa , cujo o autor mostra certo interesse e desinteresse por ela devido à pobreza e falta de escolaridade. Situação essa que é a mesma de João gostoso de poema retirado de uma notícia de jornal , pois como macabéa ele era um trabalhador pobre e sem escolaridade ambos tem uma história e fim parecidos pois ambos se tornaram conhecidos após suas mortes.
ResponderExcluirOlímpico de Jesus fingia saber e não responder as perguntas de macabéa assim como a cartomante de A Cartomante pois eles exercem ser algo que nos são . Ele traiu macabéa com glória como Rita traiu Vilela com Camilo de A Cartomante pois Olímpico de Jesus não a amava por isso ele a largou para ficar com glória.
Macabéa é uma nordestina que se mudou para o Rio de Janeiro a mesma situação da música Sampa que retrata a migração de ambos para lugares diferentes do costume com condições de serviço diferentes.
Conforme o livro e os textos citados mostra certos acontecimentos da realidade como também percebemos nos diálogos um sentido de comédia culpa etc mais todos têm certos pontos em comum o que proporciona melhor entendimento para o leitor.
Eduardo de Oliveira Moura
33.04
Saiu feliz, agora conseguiu enxergar um outro lado que não fosse simples sofro de vida. Macabéa se viu pela primeira vez como gente, dessa vez estava limpa. Olha para cima e vê um outdoor em que havia uma estrela de cinema e por um momento decide ser uma pessoa diferente.
ResponderExcluirMacabéa relembra tudo o que tinha se passado, e que poderia ter sido diferente e bem melhor. No outdoor estava estampado “Vem você também se tornar uma estrela”. A partir dai Macabéa saiu correndo em direção a propaganda é lá estava uma gigantesca fila de fila de meninas (que por sinal mais bonitas que ela) querendo se tornar uma estrela, Macabéa não desanimou, alias já tinha passado por coisas piores, ao contrario de que todos pensam Macabéa não desistiu.
Ficou então muitas horas na fila em pé com sede e com fome, sua vez estava para chegar, e a cada menina eliminada, ficava feliz e com mais força. Chego sua hora, estava desgastada, porém sua força de vontade era maior que o cansaço.
Chegou sua vez entra desconfiada, sem saber o que falar sem nenhuma experiência o diretor começa a perguntar sua trajetória como chegou ate lá, e o que lhe fez querer se tornar uma estrela de cinema. Sem jeito começa a relatar tudo o que tinha acontecido neste tempo que se muda para cidade grande. Sua história foi comovente, o diretor se emociona fortemente com o passado de Macabéa.
Passaram alguns minutos o diretor abre um sorrisão e faz uma brilhante proposta a ela, se gostaria de fazer um filme baseada na sua história de vida. Macabéa e claro aceitou sem da nenhum palpite. Mas Macabéa pensava em como o diretor poderia a chama-la só pelo seu passado, pois era feia, e desarrumada sendo que varias meninas já tinha passado por lá e logo ela foi à escolhida, dentro dela acontecia uma explosão de sentimentos em que poucas palavras aceitou rapidamente a proposta do diretor.
Algumas semanas se passaram e o diretor fez o roteiro e logo a chamou para contracenar. No início ela ficava tímida, mas com o passar do tempo foi se aperfeiçoando , houve vários ensaios e assim a jovem foi aprendendo coisas novas. Com quatro messes de ensaio e cansaço, finalmente iria ter seu momento de estrela.
No dia 16 de outubro foi o grande dia da estreia do filme com o nome “A hora da estrela”. Macabéa ao assistir se emocionou e se orgulhou de si mesma. Todo público aplaudiu de pé e Macabéa se sentiu a verdadeira estrela. Desde então mudou de vida radicalmente.
Alunas: Larissa Cristina e Maria Eduarda Gomes
Turma: 33.03
Nesse momento Macabéa se viu em estado de êxtase, más não sabia que sensação nova seria essa, pois desconhecia e isso a prendia, ela já não entendia nada do que se passara. Porem não conseguia se mover, era como se uma flecha lhe transpassara a alma e cortara sua respiração.
ResponderExcluirMacabéa queria sair, correr, sumir daquele lugar, e então que como uma lâmpada se acendesse naquela escuridão de pensamentos, que lhe surge uma ideia, parecia decidida e foi tomada por mais uma força estranha que não sabia sua origem, era coragem coisa que sua amada tia não ensinou. E assim decidiu que voltaria para o nordeste.
Ela resolveu sair da capela e andando encontrou um rapaz no meio da rua, parecia familiar para ela, sim do trabalho. É quando e surpreendida com flores, o estranho agora já não e mais estranho. E com um sorriso amarelado lhe agradeceu, esse rapaz tinha ouvido no trabalho, de gloria, que avisou que iria casar-se. Assim foi atrás de Macabéa e por uma pequena coincidência do destino os colocou face a face, e resolveram ir juntos para algum lugar longe dali. Diante disso resolveram conhecer-se melhor e compraram as passagens para o Nordeste.
ALUNOS:MAURO ARAUJO COSTA
EDUARDO SOUZA REIS
TURMA:33.04
O livro é bem interessante, pois conta uma história da realidade que muitos brasileiros podem se identificar porque sofrem preconceito por ser imigrante. A relação dela com o autor mostra o quanto ela sofria preconceito, pois a maioria do tempo ele a desprezava.
ResponderExcluirDurante a história ela foi muito humilhada pelos outros personagens. Olímpico era bastante desagradável com ela. A amiga de Glória acabou tomando seu namorado por sugestão de uma cartomante. Quando foi ao médico, ficou extremamente tímida, pois achava que teria que ficar nua, e o médico a tratava com indiferença porque não gosta de gente pobre. A cartomante foi a única que tratou ela muito bem e falou o que Macabéa queria ouvir, causando estranheza, pois não era acostumada ser ratada assim.
Podemos citar intertextualidade que encontramos no livro é com a obra A Cartomante de que as duas previsões foram erradas. Outro ponto de destaque dessa história é semelhante ao personagem da obra Poema Tirado De Uma notícia De Jornal que também teve sua hora da estrela no momento em que morreu.
Macabéa saiu de uma cidade do interior em busca de qualidade de vida, em que podemos comparar a letra da música Sampa, pois relata a imigração de cidades pequenas, assim como Macabéa fez.
Alunos: Henrique Lucêna e Yago T.
Clarice Lispector encarna-se na pele de um narrador, onde o mesmo retrata a vida de uma nordestina que imigrou em busca de melhor qualidade de vida, situação essa também retratada na musica de Caitano Veloso Sampa.
ResponderExcluirTendo como personagem principal Macabéa, namorada de Olímpico que mais tarde trairia Macabéa com a melhor amiga Glória, o que podemos comparar ao conto de Machado de Assis A cartomante. Após a desilusão amorosa citada acima, Macabéa resolve procurar uma charlatã escondida na imagem de uma cartomante, onde a mesma a iludiu contando inverdades apenas para gerar certa felicidade e poder receber uma quantia a mais pelo serviço prestado.
Chegando ao final do romance, percebemos o quão apaixonado Rodrigo S.M. estava por seu personagem fictício, bastante visível em trechos do livro. Após uma vida sofrida e enganada por muitos que nos lembra o Poema retirado de uma noticia de jornal de Manuel Bandeira. Sem um vasto conhecimento, e o pouco adquirido através de horas ouvindo a radio relógio, viu-se tudo se desfazer em um milésimo de segundos, ao ser atropelada. Em partes achamos injusto, levando em consideração toda trajetória difícil. Porém ela traçou seu próprio destino vivendo sem nenhuma perspectiva de vida.
Rodrigo S.M. com objetivo talvez de cessar tamanho sofrimento, ou talvez por falta de maior motivação para dar continuidade a historia, finaliza sua trajetória.
Alunos: Pedro Santana / Messias Euzébio
Turma: 33.03
Clarice Lispector encarna-se na pele de um narrador, onde o mesmo retrata a vida de uma nordestina que imigrou em busca de melhor qualidade de vida, situação essa também retratada na musica de Caitano Veloso Sampa.
ResponderExcluirTendo como personagem principal Macabéa, namorada de Olímpico que mais tarde trairia Macabéa com a melhor amiga Glória, o que podemos comparar ao conto de Machado de Assis A cartomante. Após a desilusão amorosa citada acima, Macabéa resolve procurar uma charlatã escondida na imagem de uma cartomante, onde a mesma a iludiu contando inverdades apenas para gerar certa felicidade e poder receber uma quantia a mais pelo serviço prestado.
Chegando ao final do romance, percebemos o quão apaixonado Rodrigo S.M. estava por seu personagem fictício, bastante visível em trechos do livro. Após uma vida sofrida e enganada por muitos que nos lembra o Poema retirado de uma noticia de jornal de Manuel Bandeira. Sem um vasto conhecimento, e o pouco adquirido através de horas ouvindo a radio relógio, viu-se tudo se desfazer em um milésimo de segundos, ao ser atropelada. Em partes achamos injusto, levando em consideração toda trajetória difícil. Porém ela traçou seu próprio destino vivendo sem nenhuma perspectiva de vida.
Rodrigo S.M. com objetivo talvez de cessar tamanho sofrimento, ou talvez por falta de maior motivação para dar continuidade a historia, finaliza sua trajetória.
Alunos: Pedro Santana / Messias Euzébio
Turma: 33.03
No começo não gostamos muito pois Rodrigo S.M demorava um pouco para contar sobre a história de vida da Macabéa, e com tanta enrolação o começo da história ficou muito confuso.
ResponderExcluirObservamos que o relacionamento de Macabéa com Olímpio era sem diálogo, ele mentia para ela dizendo saber tudo, não tinha paciência e tratava ela mal, já Glória mentia para Macabéa e a usava para poder se relacionar com Olímpio; com seu chefe a relação não era muito boa pois ele reclamava muito do serviço da Macabéa e dizia que ela sempre sujava as folhas, já o médico não teve piedade dela, pois ele não gostava de pobre, somente a cartomante foi super diferente do que todo mundo pensava, pois ela á tratou diferente como Macabéa nunca tinha sido tratada, ela o tratou com muito carinho. A parte que Macabéa vai a uma cartomante é similar a história A cartomante de Machado de Assis, pois, nas duas histórias as cartomantes erram as adivinhações.
Podemos também, comparar A hora da estrela com o Poema tirado de uma notícia de jornal de Manuel Bandeira em que ambos os personagens têm final trágico e só são notados pela sociedade neste curto momento. Por fim, acreditamos que pelo desenrolar da história ele teria escolhido esse final por não saber que outro final seria mais adequado para Macabéa, porém as nossas expectativas não foram supridas pois esperávamos mais.
Alunas: Shirlley Tássia e Tainara Lopes
Turma: 33.02
No livro A Hora da Estrela a autora cria um autor-narrador fictício para contar a história da personagem Macabéa, apresentada ingênua e desinteressante, mas então ela conhece um rapaz chamado Olímpico com quem ela conversa bastante.
ResponderExcluirMacabéa nos faz lembrar de Joao Gostoso, no Poema Tirado de uma Notícia de Jornal depois, ambos têm uma vida simples e subemprego e ganhava pouco. Glória conhece Olímpico por Macabéa e então nós conhecemos a traição, em Glória traindo sua amiga com o namorado dela, fazendo assim nos lembrar do conto da Cartomante onde a mulher trai o marido com um amigo de ambos por gostar mais do amigo de que do seu próprio marido.
Aluno(s): Welington Soares & Linconl Eduardo
Turma: 33.04
Autora do livro A Hora Da Estrela Clarice Lispector, cria um narrador personagem, Rodrigo S.M, que tenta procurar palavras para começar a história da Nordestina. A história trata-se de uma pobre garota que morava no Nordeste, imigrou-se para o Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades, assim como na música de Caetano Veloso Sampa aborda o mesmo acontecimento. Ao chegar na cidade grande Macabéa começa a dividir um quarto com 4 Marias, em seguida com o curso, feito com sua tia Beata, de datilografa, ela arruma um serviço na mesma área. Onde a nordestina conheceu a Glória sua amiga de trabalho, vindo depois conhecer Olímpico. Começa a namorar Olímpico, e logo depois foi trocada por sua amiga glória, esse mesmo fato ocorre na obra de Machado de Assis A Cartomante. Com essa desilusão Macabéa vai atrás de uma cartomante para saber do seu futuro, e sai de lá com a ilusão de um futuro brilhante e acabou sendo atropelada só assim foi notada pelas pessoas como João Gostoso na obra de Manuel Bandeira em Poema tirado de uma notícia de jornal.
ResponderExcluirAna Paula e Jackeliny
33.04
No livro A hora da estrela, o autor Rodrigo S.M. nos traz a história da jovem nordestina Macabéa, de 19 anos, que imigrou para o Rio de Janeiro depois da morte da tia. Tinha um emprego miserável e dividia um quarto com mais quatro moças.
ResponderExcluirA pobreza de Macabéa se assemelha à história de João Gostoso, em Poema retirado de uma notícia de jornal, de Manuel Bandeira.
Macabéa conhece Olímpico, que também era nordestino e trabalhava em uma metalúrgica. As partes mais divertidas do livro são os diálogos do casal, as perguntas tolas que ela fazia e as respostas grossas e curtas dele.
Olímpico rompe o relacionamento com Macabéa para ficar com sua amiga Glória, que era o oposto da nordestina.
O fim de Macabéa se dá quando ela sai da cartomante com a esperança de um futuro brilhante ao lado de um estrangeiro rico, e é atropelada ao atravessar a rua, indo a óbito e decepcionando a maioria dos leitores que esperavam que a jovem tivesse um final melhor, já que durante toda a história ela teve uma vida difícil.
Istheffany Pinheiro e Rayane Silva 33.04
O livro A Hora da estrela retrata acontecimentos na vida dos personagens que se aproxima aos que presenciamos em nosso dia a dia,com pontos positivos e negativos.
ResponderExcluira forma com que o autor usa fatos que possibilita chegar mais perto da realidade como; a relação de Olímpico e Macabéa, por outro lado a forma com que o autor demora a da o desfecho da historia acaba deixando-a chata.
Macabéa era uma moça pobre de pouco intelecto, sua tolice, as vezes exacerbada acabara trazendo humor para a historia. Olímpico homem magro, também nordestino metalúrgico, o que podemos relacionar com a musica "sampa" (Caetano Veloso), como Olímpico e Macabéa imigraram para outra região do pais.
O desfecho deixa a desejar, pois com Macabéa morta, porque ainda temos a crença nos finais felizes, esperávamos que ela melhorasse de vida. E o autor chegou a dizer que não à mataria.
ALUNOS: Fernanda Brito e Eduardo Souza
33.04
Nas primeira paginas, o personagem que narra a historia a torna um pouco confusa, tanto na linguagem quanto nos motivos que justificam a escrita do romance.
ResponderExcluirQuando finalmente ele começa a narrar a historia, é possivel fazer uma conexão coma musica sampa de caetano veloso, que aborda a migração de pessoas do interior para grandes centros em busca de uma qualidade de vida. Que é o que acontece com a protagosnista macabéa.
No decorrer da historia, as vezes da um sentimento ao leitor de raiva, pelo fato dele difamar a personagem.
Nos momentos finais depois de tudo que ela passou e pensamos que daria tudo certo. Numa visita a uma cartomante, ela recebe uma previsão totalmente errada sobre seu futuro, podemos então observa que á uma intextualidade a obra A cartomante de Machado de Assis, onde o final dos personagens é bastante parecidos pois ambos recebem uma previsão incorreta de suas vidas.
No instante do acidente, onde ela vem a falecer, novamente podemos fazer um paralelo a uma obra de Manoel Bandeira, poema tirado de uma noticia de jornal em que ambos tem uma pequena fama pelo modo que morreram.
O livro mesmo sendo uma historia fictícia, tem um enredo bastante convincente, porém não nos agradamos, pelo fato de conter um final bastante tragico.
Alunos: Emidio Mateus e Welitom 33.02
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNas primeira paginas, o personagem que narra a historia a torna um pouco confusa, tanto na linguagem quanto nos motivos que justificam a escrita do romance.
ResponderExcluirQuando finalmente ele começa a narrar a historia, é possivel fazer uma conexão coma musica sampa de caetano veloso, que aborda a migração de pessoas do interior para grandes centros em busca de uma qualidade de vida. Que é o que acontece com a protagosnista macabéa.
No decorrer da historia, as vezes da um sentimento ao leitor de raiva, pelo fato dele difamar a personagem.
Nos momentos finais depois de tudo que ela passou e pensamos que daria tudo certo. Numa visita a uma cartomante, ela recebe uma previsão totalmente errada sobre seu futuro, podemos então observa que á uma intextualidade a obra A cartomante de Machado de Assis, onde o final dos personagens é bastante parecidos pois ambos recebem uma previsão incorreta de suas vidas.
No instante do acidente, onde ela vem a falecer, novamente podemos fazer um paralelo a uma obra de Manoel Bandeira, poema tirado de uma noticia de jornal em que ambos tem uma pequena fama pelo modo que morreram.
O livro mesmo sendo uma historia fictícia, tem um enredo bastante convincente, porém não nos agradamos, pelo fato de conter um final bastante tragico.
Alunos: Emidio Mateus e Welitom 33.20
No livro A hora da estrela, o autor Rodrigo S.M. nos traz a história da jovem nordestina Macabéa, de 19 anos, que imigrou para o Rio de Janeiro depois da morte da tia. Tinha um emprego miserável e dividia um quarto com mais quatro moças.
ResponderExcluirA pobreza de Macabéa se assemelha à história de João Gostoso, em Poema retirado de uma notícia de jornal, de Manuel Bandeira.
Macabéa conhece Olímpico, que também era nordestino e trabalhava em uma metalúrgica. As partes mais divertidas do livro são os diálogos do casal, as perguntas tolas que ela fazia e as respostas grossas e curtas dele.
Olímpico rompe o relacionamento com Macabéa para ficar com sua amiga Glória, que era o oposto da nordestina.
O fim de Macabéa se dá quando ela sai da cartomante com a esperança de um futuro brilhante ao lado de um estrangeiro rico, e é atropelada ao atravessar a rua, indo a óbito e decepcionando a maioria dos leitores que esperavam que a jovem tivesse um final melhor, já que durante toda a história ela teve uma vida difícil.
Istheffany Pinheiro e Rayane Silva 33.04
Macabea é nordestina, passa a morar no Rio de Janeiro em condições precárias.
ResponderExcluirGostava de rádio, é descrevida como a feia.
Namora com um nordestino, que a troca por aí amiga gloria. Ela pra enganar macabéa diz que olímpico era destinado a ela e consultara a cartomante, aconselhou o mesmo.
A cartomante fantasiou uma vida a ela. Mas contraditória a felicidade foi uma morte interrompida por um atropelamento.
Em muitas novelas retrata esse mesmo desfexo.
Não gosto de finais infelizes. O livro é engraçado as vezes. Mas ruim.
ADRIELE 33 02
O livro A hora da Estrela de Clarice Lispector narrada por Rodrigo S.M. relata a vida de uma nordestina migrante de 19 anos do sertão alagoano para o Rio de Janeiro chamada de Macabéa. Enfrenta muitas dificuldades na cidade grande, tida como ingênua e sem muito conhecimento, nesse podemos utilizar um trecho da música Sampa de Caetano Veloso E que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi. Tinha emprego de datilógrafa mesmo tendo feito até o terceiro ano primário e escrevendo muito mal.
ResponderExcluirPassa a dividir o quarto de pensão com quatro moças chamadas: Maria da Penha, Maria Aparecida, Maria José e Maria apenas, que eram balconistas e não tinha muito convívio pois chegavam muito cansada, então Macabéa ficava ouvindo Rádio Relógio nas altas madrugadas.
Certo dia falta o trabalho para um passeio, onde conhece Olímpio de Jesus um metalúrgico nordestino e começam a namorar embora não mostrava satisfação por Macabéa.
Em uma pessoa visita a Macabéa no local de trabalho, Olímpo conhece Glória e se interessa por Glória é abandona Macabéa. Constrangida empresta dinheiro a Macabéa e aconselha ir A cartomante para se sentir melhor (esse trecho é semelhante à obra de Machado de Assis, A cartomante, Abriu uma gaveta e tirou uma baralho de cartas compridas e escovalhadas). A cartomante diz a Macabéa o que ela quer ouvir que são coisas boas porém Macabéa já tinha contado toda sua história a madama então diz a Macabéa que vai aparecer um grande amor alourado de olhos azuis, verdes, castanhos ou pretos. Macabéa sai feliz da Cartomante e é atropelada por um carro que o motorista loiro gringo que a cartomante teria falado então Macabéa morre assim como no poema de Manuel Bandeira, tirado de uma notícia de jornal em que João gostoso também morre.
Então Macabéa morre e a sua Hora da Estrela no momento que ela e reconhecida. O final é trágico pois ela sai do Nordeste a procura de melhoras e sua vida só piora com um final triste.
Franciely e Letícia
33.03
O início do livro A hora da Estrela de Clarice Lispector foi algo incomum , porque é um pouco confuso, mas ao longo da história vai ficando interessante com os diálogos onde Macabéa diz “As boas maneiras são as melhores lembranças” retratando o maior valor de nossas vidas: A humildade.
ResponderExcluirNo livro trata de vários temas da nossa realidade como a migração de Macabéa e Olímpio que vieram do nordeste, e que podemos encontrar na música Sampa de Caetano Veloso que trata da imigração do interior do país para grandes centros urbanos , em busca de melhoria de vida, um sonho de muitas pessoas.
O tratamento que o narrador tem com a personagem é de desprezo e arrogância quando ele narra no livro que ela é uma cadela vadia. O que podemos relacionar com o livro A Hora da Estrela e o conto A Cartomante de Machado de Assis, em que ambos há uma traição de namorados como de amigos, Olímpio que trai Macabéa com a Glória que era sua melhor amiga.
O final do livro foi escolhido pelo escritor para surpreender os leitores que esperavam um final feliz, por tanto demonstrado uma forma de impactar e quebrar a expectativa do leitor.
ALUNOS: Samuel e Mateus
SALA: 33.02
Hora da Estrela pra ninguém
ResponderExcluirO livro A Hora da Estrela nos é apresentado um autor fictício,Rodrigo S.M para contar a história de Macabéa,a história discute problemas da sociedade como a pobreza sofrida pela personagem principal,assim como retrata no poema retirado de um jornal no qual João Gostoso que era pobre,e não teve oportunidades de crescer na vida e de adquirir escolaridade.
A imigração também é um dos temas discutidos pois Macabéa e Olímpico migram do Nordeste para o Rio de Janeiro,o que faz lembrar a história da música de Caetano Veloso,Sampa que nos revela a história de um migrante.
Macabéa durante toda a história é tratada com desprezo,preconceito e indiferença por ser pobre,nordestina,sem escolaridade e sem perspectiva de melhora de vida,assim podemos assemelhar novamente com a história vivida por João Gostoso em um poema retirado de um jornal.
Macabéa em um certo momento da história descobre uma traição,onde seu namorado Olímpico a trai com sua colega Glória como os personagens do conto a Cartomante no qual Vilela descobre a traição realizada por seu melhor amigo e mulher Rita. Outra semelhança entre esses textos é o fato de assim como Macabéa, Camilo e Rita foram enganados por uma cartomante o que os levou à terem um final trágico.
Não gostamos do final,pois Macabéa morre na hora em que esperávamos que ela fosse ter sua Hora da Estrela assim como João Gostoso que morreu no momento em que estava mais feliz .
Alunos: Thays Ferreira e João Paulo Gratão
33:04